Para Marx existe sim o trabalho alienado. Este seria o trabalho que a sociedade industrial criou, a sociedade dominada pela produção de mercadorias. O trabalho que rompe a ligação entre o homem e sua atividade vital.Marx descreveu algumas características do trabalho alienados, que aqui estão;
"a alienação e o caráter fortuito do trabalho em relação ao sujeito trabalhador";
"a alienação e o caráter fortuito do trabalho em relação ao objeto dele";
"a determinação absoluta do trabalhador pelas necessidades, já que o trabalho (...) não tem para ele outro significado que ser uma fonte de satisfação de suas necessidades, enquanto ele só existe para elas como escravo de suas necessidades";
"resumir o trabalhador à luta pela subsistência, fazendo com que ele (...) destine sua vida a adquirir meios de vida".
Estão aí as características do trabalho alienado segundo Marx. Características estas que separam o homem de sua naturalidade.
informações tiradas do site: http://www.alienacaosocial.hpg.com.br/trabalho_alienadoII.htm
O consumo alienado
Num mundo em que predomina a produção alienada, também o consumo tende a ser alienado. A produção em massa tem por corolário o consumo de massa.
O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a consumirem de maneira alienada.
informações tiradas do site: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html
O Lazer alienado
O processo de alienação na sociedade industrial afeta também a utilização do tempo livre destinado ao lazer.A indústria cultural e de diversão vende peças de teatro, filmes, livros, shows, jornais e revistas como qualquer outra mercadoria. E o consumidor alienado compra seu lazer da mesma maneira como compra seu sabonete. Consome os “filmes da moda” e freqüenta os “lugares badalados” sem um envolvimento autêntico com o que faz.
Agindo desse modo, muitos se esforçam e fingem que estão se divertindo, pensam que estão se divertindo, querem acreditar que estão se divertindo. Na verdade, “através da máscara da alegria se esconde uma crescente incapacidade para o verdadeiro prazer.
informações tiradas do site: http://gustavohbo.wordpress.com/2009/02/10/lazer-alienado/
Minha lista de blogs
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Conceituando Alienação!
Alienação é o fenômeno pelo qual os homens criam ou produzem alguma coisa, dão independência a esta criatura como se ela existisse por si mesma e em si mesma, deixam-se governar por ela como se ela tivesse poder em si e por si mesma, não se reconhecem na obra que criaram, fazendo-a em ser outro, separado dos homens, superior a eles e com poder sobre eles.
Para Marx: a alienação manifesta-se na vida real, a partir da divisão do trabalho, quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.
informações tiradas do site: http://romanegocios.com/sociedade-e-cultura/9727-alienacao
Para Marx: a alienação manifesta-se na vida real, a partir da divisão do trabalho, quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.
informações tiradas do site: http://romanegocios.com/sociedade-e-cultura/9727-alienacao
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Objetivo do Castelo Filosofia
Blog sobre Filosofia criado por Thaís C. Ribeiro e Jady M. Baroni , estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Escola E. M. H. de Alencar Castelo Branco, com o objetivo de postar informações e pesquisas relacionadas a Filosofia .
A cada semana serão feitas postagens sobre diversos assuntos relacionados a filosofia sobre a supervisão do Prof. Leandro Carlos.
A cada semana serão feitas postagens sobre diversos assuntos relacionados a filosofia sobre a supervisão do Prof. Leandro Carlos.
Assinar:
Postagens (Atom)